terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval


CARNAVAL - marchinhas

Antigamente as pessoas brincavam o Carnaval formando blocos de amigos que saiam cantando, tocando e dançando pelas ruas da Cidade.As músicas que cantavam eram chamadas de MARCHINHAS.

A MARCHINHA foi um gênero de música popular que fez muito sucesso nos carnavais entre os anos 30 e 60. Tinham letras fáceis, leves e divertidas que agradavam os foliões.
Dos anos 60 em diante começou a ser substituída pelo Samba Enredo, outro gênero de música tocadao pelas escolas de samba. O mesmo aconteceu com os blocos de rua que foram trocados pelas escolas de samba.

VOCÊ SABIA?


Umas das primeiras marchinhas que fez sucesso foi o "ABRE ALAS", escrita em 1899 Por CHIQUINHA GONZAGA e conhecida por muito até os dias de hoje.

"ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR
EU SOU DA LIRA NÃO POSSO NEGAR

Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
ROSA DE OURO É QUE VAI GANHAR
"

O canaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.

A nossa sugestão é a confecção de máscas, instrumentos musicais e fantasias para a criançada, contrate também uma banda para tocar as marchinhas, promova um desfile e faça um bailinho, com certeza a criançada vai gostar muito e assimilar com mais facilidade os fatos sobre o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário