quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Curso de japonês online grátis

Para quem quer aprender o idioma japonês e tem disciplina para estudar sozinho esta é uma ótima oportunidade.  Neste post tentamos reunir uma série de links de sites que podem ajudar a qualquer pessoa a aprender japones.

É claro que organização, comprometimento e muita paciência são imprescindíveis para aprender japonês, pois o aluno vai precisar aprender o Hiragana e Katakana que são, como eu posso dizer, o abcd japonês, mas composto de sílabas e não somente de consoantes ou vogais, sendo que o Hiragana é utilizado para escrever palavras de origem japonesa, enquanto o katakana é utilizado para escrever palavras de origem estrangeira, mas não é só isso, após aprender o Hiragana e o Katakana aluno deve concentrar-se na pronúncia e então terá que aprender  alguns milhares de kanjis para realmente começar a parender japonês.

Os kanjis são caracteres que foram "importados" da China, há aproximadamente 1500 anos. Estes ideogramas são muito mais complexos do que a escrita Hiragana e Katakana, pois um único kanji pode ter diferentes significados e formas de leitura.

A maioria dos Kanji's tem de três a seis formas diferentes de pronúncias, fazendo com que o idioma japonês torne-se mais difícil de aprender.

Devido à infinidade de kanjis, houve uma necessidade de se escolher um padrão mínimo para viabilizar o uso desses ideogramas. Por isso o governo japonês criou uma lista com 1945 Kanji, conhecidos como Joyo Kanji, que seriam utilizados no dia-a-dia japonês. Sendo assim, a maioria dos jornais e meios de comunicação se limita a usar apenas os Kanjis contidos nessa lista.

Para facilitar o seu estudo aconselhamos que você comece lendo mais sobre o Katakana, o Hiragana e os Kanjis para então começar a estudar a língua japonesa em si, para isso recomendamos o site NippoBrasil, este site também tem um tem um Curso de japonês.

Há um curso na internet muito bom, com aproximadamente 24 aulas + 1 aula de Hiragana e Katakana, o mais legal desse curso é que ele é ministrado no Japão por uma professora nativa, mas que também fala português. Este curso tem uma apostila para que aluno acompanhe as aulas. As vídeo-aaulas deste curso podem ser encontradas aqui e também aqui ou podem ser assistidas online pelo canal do youtube. A apostila também pode ser encontrada aqui.

Existem vários sites para aprender mais sobre a língua e escrita japonesa: #01, #02, #03, #04, #05.
Pratique online: #06, #07, #08.
Aprenda em inglês: #09, #10.
Tire dúvidas no fórum: #11
Lista com 10 sites para você aprender japonês clique aqui.

Espero que este material possa ajudar todos que desejam aprender japonês. 


さようなら。

Nenhum comentário:

Postar um comentário